Numa perspectiva fotográfica


Há dias partilhei estas fotografias no meu perfil pessoal do facebook, mas hoje resolvo trazê-la aqui para o blogue. Por três razões. A primeira, porque fiquei surpreendido com a popularidade da mesma no facebook. Estava com algum medo que impressionasse os mais sensíveis. Julgo que muito se deve à mestria fotográfica da enfermeira Ana Sofia, que conseguiu captar o acto cirúrgico ao mesmo tempo que o bebé fica oculto no meio da luz. Ambas foram tiradas com o meu telemóvel, mas a perspectiva, a luz e o timming destas fotografias estão perfeitas.

A segunda, porque eu falo falo falo, mas nunca tinha colocado fotografias do meu ambiente natural: o bloco operatório (neste caso, do Hospital de Braga). Estas fotografias foram tiradas durante a cirurgia de um recém-nascido de 2950g com diagnóstico de estenose hipertrófica do piloro. Quem leu este post aqui já sabia que fazemos laparoscopia em 'ratinhos' pequenos. Agora, podem ficar com uma ideia da escala.

A terceira, porque as fotografias foram tiradas num Domingo (precisamente há 8 dias). O cirurgião cameraman que segura a óptica de laparoscopia é o Dr. José Luís Carvalho. Um excelente cirurgião pediátrico com quem tenho o prazer de trabalhar no Hospital de Braga e no Hospital da Arrábida... mesmo ao Domingo.

Etiquetas: , , ,